Cursos do Programa Formação pela Escola

Inscrições abertas para os Cursos do Programa Formação pela Escola

Período de inscrição: 03 a 15/05/2017, pelo link: https://goo.gl/forms/nokE1NAWCTbqkKIE3

O Programa de Formação Continuada tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

Participar do Formação pela Escola – FPE é integrar uma rede de cidadãos que têm importante papel na gestão, no monitoramento e controle social dos recursos públicos destinados à educação.

O resultado esperado é a elevação do desempenho dos programas e ações do FNDE, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade do ensino e do índice de Desenvolvimento da Educação – IDEB.

O Programa Formação pela Escola, oferece os seguintes cursos:

1.    Competências Básicas– Carga horária: 60 horas.

2.    Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)– Carga horária: 60 horas.

3.    Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)– Carga horária: 60 horas.

4.    Programas de Transporte do Escolar (PTE)– Carga horária: 40 horas.

5.    Programas do Livro (PLi)– Carga horária: 40 horas.

6.    Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) – Carga horária: 60 horas.

7.    Controle Social– Carga horária: 40 horas.

8.    Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE)– Carga horária: 60 horas.

9.    Censo Escolar da Educação Básica– Sistema Educacenso– Carga horária: 60 horas.

Público alvo:

a)    Conselheiros do CAE (Conselho de Alimentação Escolar);

b)    Conselheiros do CACS (Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB);

c)    Técnicos municipais/estaduais que atuem na parte de execução de programas do FNDE;

d)    Prefeitos municipais;

e)    Secretários de educação;

f)     Diretores e vice-diretores de escola;

g)    Professor Coordenador – PC;

h)    Professor Mediador Escolar e Comunitário – PMEC. (Rede Estadual);

i)     Agente de Organização Escolar – AOE (Rede Estadual);

j)      Gerente de Organização Escolar – GOE (Rede Estadual).

Os servidores estaduais que participarem do curso receberão a certificação da EFAP para evolução funcional.

Poderão ser iniciadas duas turmas a cada dois meses, com 40 vagas cada, de acordo com a demanda nas inscrições.

Turma 01/2017 – Programa Transporte Escolar – 29/03/2017 a 30/04/2017 – finalizada.

Turma 02/2017 – Controle Social – 30/03/2017 a 30/04/2017 – finalizada.

Novas turmas:

Turma 03/2017: PDDE

Início com o encontro presencial em 24/05/2017.

Horário: 18:00 às 22:00. Local: Diretoria de Ensino – Região de Lins.

O restante do curso será a distância. Término em 30/06/2017.

Turma 04/2017: CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Início com o encontro presencial em 25/05/2017.

Horário: 18:00 às 22:00. Local: Diretoria de Ensino – Região de Lins.

O restante do curso será a distância.Término em 30/06/2017.

Quem já se inscreveu está na lista para ser matriculado.

Os demais inscritos que não conseguirem vaga neste momento, ficarão em uma lista de espera para as próximas turmas.

A lista de inscritos, por ordem de inscrição data e hora, será disponibilizada no site da Diretoria de Ensino – Região de Lins e através de ofício.

Mais informações: http://www.fnde.gov.br/programas/formacao-pela-escola

Tutora: Maria Fabiana Adami Mandeli – PCNP Tecnologia Educacional – DER-Lins

Telefone: (14) 3533-2754 – E-mails: fabiana.pcoptec@gmail.com ou madami@professor.educacao.sp.gov.br