CURSOS – PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

As inscrições estão abertas para os Cursos do Programa Formação pela Escola, no período de 13 a 22/03/2017, pelo link:

FORMAÇÃO PELA ESCOLA – O Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas ações do FNDE, foi desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FNDE, autarquia vinculada ao Ministério da Educação MEC. O objetivo principal é capacitar agentes e parceiros envolvidos com a execução, o acompanhamento, a avaliação e prestação de contas de ações, projetos e programas financiados pelo FNDE.

Os Cursos oferecidos são:

• COMPETÊNCIAS BÁSICAS – CB – Disponibiliza informações sobre as políticas públicas executadas pelo Governo Federal na área da educação, o financiamento e o papel do FNDE no apoio e na efetivação dessas políticas públicas. Carga Horária 60h.
  • CONTROLE SOCIAL – Orienta o exercício da cidadania e atuação do cidadão como conselheiro para o uso adequado dos recursos públicos da educação no Brasil.  Carga horária 60h.
  • PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA – PDDE – Apresenta o PDDE como um instrumento de transferência de recursos às escolas públicas de educação básica, visando fortalecer os princípios democráticos e gestão participativa.  Carga horária 60h.
  • FUNDEB – Traz a concepção do Fundo como uma política Pública de financiamento da educação capaz de promover a equalização na distribuição dos recursos, reduzir as desigualdades, contribuir para a universalização da educação e valorizar os profissionais da educação.  Carga horária 60h.
  • PROGRAMAS DO LIVRO (PLI) – Estimula só processos cooperativos de operacionalização dos Programas do Livro, favorece a valorização, o uso crítico, a conservação e a devolução dos livros didáticos, contribuindo para o fortalecimento da gestão da escola pública. Carga horária 60h.
  • PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – PNAE – Engloba questões relacionadas à política e ao histórico da alimentação escolar no Brasil, ao papel do nutricionista e as responsabilidades em relação à conservação dos alimentos. Aborda, ainda, a questão da agricultura familiar e as etapas da prestação de contas, sem deixar de mencionar o importante papel do controle social.  Carga Horária 60h.
  • PROGRAMA DE TRANSPORTE ESCOLAR – PTE – Abrange temáticas relacionadas à implementação dos programas relacionados ao transporte do escolar, ao repasse de recursos financeiros e suas respectivas prestações de contas. Carga horária 40h.
  • SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS PÚBLICOS EM EDUCAÇÃO (SIOPE) – Apresenta este sistema eletrônico, que promove a coleta, o processamento, a disseminação e o acesso público às informações referentes aos investimentos públicos em educação. Carga horária 60h.
  • CENSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA –  SISTEMA EDUCACENSO – Capacita profissionais da educação, conselheiros e cidadãos para o correto preenchimento, acompanhamento e controle social das informações do Censo Escolar da Educação Básica. Carga horária 60h.

Público alvo:

1. Conselheiros do CAE (Conselho de Alimentação Escolar).
  2. Conselheiros do CACS (Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB).
  3. Técnicos municipais/ estaduais que atuem na parte de execução de programas do FNDE.
  4. Prefeitos municipais.
  5. Secretários de educação, diretores de escola, vice-diretores de escola.
  6. Professores, Professores Coordenadores, GOE, AOE, funcionários em geral.
  7. Integrantes do Conselho de Escola e da APM.

Os servidores estaduais que participarem do curso receberão a certificação da EFAP para evolução funcional.

Serão montadas duas turmas com 40 vagas cada, de acordo com a demanda nas inscrições, com início com um encontro presencial:

Turma 1: 29/03/2017 – Horário: 18:00 às 22:00. O restante do curso será a distância.

Turma 2: 30/03/2017 – Horário: 18:00 às 22:00. O restante do curso será a distância.

Término do curso: 28/04/2017.

Os demais inscritos ficarão em uma lista de espera para as próximas turmas, maio/junho, julho/agosto, setembro/outubro, novembro/dezembro.

A lista de inscritos, por ordem de inscrição data e hora, será disponibilizada no site da Diretoria de Ensino – Região de Lins e através de ofício.

Mais informações:

Tutora: Maria Fabiana Adami Mandeli – PCNP Tecnologia Educacional – DER-Lins