Inscrições abertas para os Cursos do Programa Formação pela Escola – Período: Novembro / Dezembro 2019

As inscrições estão abertas para os Cursos do Programa Formação pela Escola de 04 a 12/11/2019 para todos os professores, gestores e funcionários, principalmente quem trabalha com prestação de contas, membros da APM e Conselho de Escola.

Para se inscrever, clique no link e preencha o formulário: https://goo.gl/forms/nokE1NAWCTbqkKIE3

Novas turmas:

Turma 11/2019: Curso SIOPE

Início previsto: 18/11/2019 a distância (o cursista receberá orientações por e-mail)

Término: 20/12/2019

Turma 12/2019: Curso FUNDEB

Início previsto: 19/11/2019 a distância (o cursista receberá orientações por e-mail)

Término: 20/12/2019

O Programa de Formação Continuada tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

Participar do Formação pela Escola – FPE é integrar uma rede de cidadãos que têm importante papel na gestão, no monitoramento e controle social dos recursos públicos destinados à educação.

O resultado esperado é a elevação do desempenho dos programas e ações do FNDE, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade do ensino e do índice de Desenvolvimento da Educação – IDEB.

O Programa Formação pela Escola, oferece os seguintes cursos:

1.    Competências Básicas – Carga horária: 60 horas.

2.    Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) – Carga horária: 60 horas.

3.    Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) – Carga horária: 60 horas.

4.    Programas de Transporte do Escolar (PTE) – Carga horária: 40 horas.

5.    Programas do Livro (PLi) – Carga horária: 40 horas.

6.    Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) – Carga horária: 60 horas.

7.    Controle Social– Carga horária: 40 horas.

8.    Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE) – Carga horária: 60 horas.

9.    Censo Escolar da Educação Básica – Sistema Educacenso – Carga horária: 60 horas.

Público alvo:

Conselheiros do CAE (Conselho de Alimentação Escolar); Conselheiros do CACS (Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB); Conselho Municipal de Educação; Técnicos municipais e estaduais que atuarem na parte de execução de programas do FNDE; Prefeitos municipais; Secretários de educação; Supervisores de Ensino (Rede Municipal e Estadual); Diretores e vice-diretores de escola (Rede Municipal e Estadual); Professor Coordenador – PC (Rede Municipal e Estadual); PMEC (Rede Estadual);  Gerente de Organização Escolar – GOE (Rede Estadual); Agente de Organização Escolar – AOE (Rede Estadual); Professores (Rede Municipal e Estadual).

Importante:

– Todos os cursistas aprovados receberão o certificado do FNDE/MEC para impressão ao término do curso;

– Os servidores estaduais que participarem do curso receberão a certificação da EFAPE válida para Evolução funcional;

– Poderão ser iniciadas duas turmas a cada dois meses, com no mínimo 30 e máximo de 40 vagas cada, de acordo com a demanda nas inscrições;

– Haverá Plantão de dúvidas para apoio aos cursistas;

– Quem já se inscreveu de 2017 a 2019 está na lista para ser matriculado, basta confirmar por e-mail com a escolha da turma;

– Cada inscrito poderá realizar apenas uma vez cada um dos nove cursos, caso seja aprovado;

– A cada curso realizado, o cursista receberá um certificado;

– Os demais inscritos que não conseguirem vaga neste momento, ficarão em uma lista de espera para as próximas turmas;

– A lista de inscritos, por ordem de inscrição data e hora, será disponibilizada no site da Diretoria de Ensino – Região de Lins, através de ofício para as escolas e por e-mail para os cursistas.

Mais informações:

Site do FNDE: http://www.fnde.gov.br/programas/formacao-pela-escola

Site da EFAPE: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/

Clique em Inscrições Abertas – Formação pela Escola.

Tutoria:

Maria Fabiana Adami Mandeli – PCNP Tecnologia Educacional – DER-Lins