Inscrições abertas para os Cursos do Programa Formação pela Escola – Período: setembro/outubro 2018

As inscrições estão abertas para os Cursos do Programa Formação pela Escola  de 21/08/2018 a 31/08/2018, clicando no link:

O Programa de Formação Continuada, a distância, tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

Participar do Formação pela Escola – FPE é integrar uma rede de cidadãos que têm importante papel na gestão, no monitoramento e controle social dos recursos públicos destinados à educação.

O resultado esperado é a elevação do desempenho dos programas e ações do FNDE, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade do ensino e do índice de Desenvolvimento da Educação – IDEB.

O Programa Formação pela Escola, parceria da EFAP e FNDE/MEC, oferece os seguintes cursos:

1. Competências Básicas (CB) – Carga horária: 60 horas.
  2. Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) – Carga horária: 60 horas.
  3. Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) – Carga horária: 60 horas.
  4. Programas de Transporte Escolar (PTE) – Carga horária: 40 horas.
  5. Programas do Livro (PLi) – Carga horária: 40 horas.
  6. Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB)– Carga horária: 60 horas.
  7. Controle Social – Carga horária: 40 horas.
  8. Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE) – Carga horária: 60 horas.
  9. Censo Escolar da Educação Básica– Sistema Educacenso – Carga horária: 60 horas.

Público alvo:

Conselheiros do CAE (Conselho de Alimentação Escolar); Conselheiros do CACS (Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB); Conselho Municipal de Educação; Técnicos municipais e estaduais que atuarem na parte de execução de programas do FNDE; Prefeitos municipais; Secretários de educação; Supervisores de Ensino (Rede Municipal e Estadual); Diretores e vice-diretores de escola (Rede Municipal e Estadual); Professor Coordenador – PC (Rede Municipal e Estadual); PMEC (Rede Estadual);  Gerente de Organização Escolar – GOE (Rede Estadual); Agente de Organização Escolar – AOE (Rede Estadual); Professores (Rede Municipal e Estadual).

Turmas:

Turma 01/2018: PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola – Finalizada.

Turma 02/2018: Censo Escolar da Educação Básica – Sistema Educacenso – Finalizada.

Turma 03/2018: CS – Controle Social – Finalizada.

Turma 04/2018: FUNDEB – Finalizada.

Turma 05/2018: CB – Competências Básicas – Finalizada.

Turma 06/2018: PTE – Programa de Transporte Escolar – Finalizada.

Turma 07/2018: PLI – Programa do Livro – Finalizada.

Turma 08/2018: PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar – Finalizada.

Novas turmas:

Turma 09/2018: PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola

Início: 17/09/2018 a distância (o cursista receberá orientações por e-mail)

Término: 31/10/2018.

Turma 10/2018: FUNDEB

Início: 17/09/2018 a distância (o cursista receberá orientações por e-mail)

Término: 31/10/2018.

Importante:

– Todos os aprovados receberão o certificado do FNDE/MEC, e os servidores estaduais receberão também a certificação da EFAP válida para evolução funcional via não acadêmica.

– Poderão ser iniciadas duas turmas a cada dois meses, com no mínimo 30 e máximo de 40 vagas cada, de acordo com a demanda nas inscrições.

– Haverá Plantão de dúvidas para apoio aos cursistas.

– Quem já se inscreveu está na lista para ser matriculado, basta confirmar por e-mail com a escolha da turma.

– Cada inscrito poderá realizar apenas uma vez cada um dos nove cursos, caso seja aprovado.

– Para cada curso receberá um certificado.

– Os demais inscritos que não conseguirem vaga neste momento, ficarão em uma lista de espera para as próximas turmas.

– A lista de inscritos, por ordem de inscrição data e hora, será disponibilizada no site da Diretoria de Ensino – Região de Lins, através de ofício para as escolas e por e-mail para os cursistas.

Mais informações:

Site do FNDE: http://www.fnde.gov.br/programas/formacao-pela-escola

Site da EFAP: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/

Clique em “Inscrições Abertas” .

Tutora: Maria Fabiana Adami Mandeli – PCNP Tecnologia Educacional – DER-Lins

E-mail: madami@professor.educacao.sp.gov.br